“Muitos de nós somos «bons no arranque», mas maus a acabar tudo aquilo que começamos. As pessoas têm tendência de desistir ao primeiro sinal de derrota.” – Napoleon Hill

Eu não sei tu, mas eu identifico-me muito com esta frase, não sei se já reparas-te que tudo o que começamos no início é uma maravilha e depois vai perdendo o encanto.

Vou-te contar uma história muito pessoal há 9 anos atrás eu comecei a fazer um tapete de Arraiolos, gosto muito de labores, no início aquilo foi um espetáculo, terminei um tapete num mês e a minha casa de banho ficou linda com aquele tapete de 90cmx40cm. Depois pensei que já era uma expert e comprei revistas, fui a loja e resolvi que conseguia fazer um tapete de 4mx4m. Se já tinha feito um que era um quarto daquele como era óbvio também o conseguiria fazer. Pelas minhas contas dali a 4 meses estaria terminado.

Começou bem, fiz a parte de fora em 2 meses, depois engravidei, fiquei quase dois meses de cama, e para ser sincera a vontade não era muita, cada vez que olhava para o tapete ele parecia um gigante. Quando terminei a parte de forma começaram os problemas, o meu tapete tem motivos do mar concha, búzios e…(já não me lembro 🙁 ). São 4 motivos diferentes e aí começaram os problemas, como eram motivos difíceis e eu tinha aprendido o ponto de Arraiolos sozinha, não consegui ultrapassar essa dificuldade e o que acabou por acontecer é que passado 5 anos ainda não peguei no tapete. Não esta terminado e desisti.

Hoje ao analisar o processo já vi que errei, deveria ter continuado a fazer tapetes mais pequenos e com um grau de dificuldade menor, para ir evoluindo. Ao conseguir encontrar o meu erro, posso sempre voltar a colocar em prática uma estratégia, se persistir nessa estratégia vou conseguir alcançar o meu objetivo, o problema foi que não tive coragem de continuar a persistir, não analisei os erros e por isso deixei de fazer tapetes de Arraiolos.

Talvez esta história te seja familiar, não sei se é com tapetes, mas provavelmente será com outra coisa qualquer. Lembra-te se já delineaste uma estratégia agora é só persistir e ir ultrapassando as dificuldades, não te esqueças pequenas metas, que consigas executar mas que sejam desafiantes e ir aumentando o desafio. Sempre que algo que está fora da estratégia acontece ou um erro seja cometido, não desistas analisa.

Com persistência sei que vais alcançar o teu objetivo e ter sucesso

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments